sábado, 1 de fevereiro de 2014

PLUVIOMETRIA NO CEARÁ: Estação das Chuvas começa com esperança de inverno

Image-0-Artigo-1535631-1
Chuvas fortes, mas rápidas, foram registradas na sede de Sobral, o suficiente para causar alagamentos em algumas áreas da cidade
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Russas Começa hoje oficialmente a quadra chuvosa no Ceará. Porém, as chuvas da pré-estação já molharam boa parte do Estado. Na região da Serra da Ibiapaba choveu nos 17 municípios, mas as maiores precipitações foram registradas na região do Cariri (Jati) e no Maciço de Baturité (Aracoiaba), onde em ambas choveu 50mm. A região Jaguaribana é a que tem menos registro de precipitações. Na total, choveu em 113 municípios cearenses, segundo boletim de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dados são do cumulado das 7h do dia 30 até as 7h do dia 31. Por ainda ter sido registrada no mês de janeiro, o meteorologista Leandro Valente informou que essas chuvas são consideradas como de pré-estação chuvosa. De hoje até 31 de maio é o período de quadra chuvosa para o Ceará.
Em nenhum dos municípios, as precipitações ficaram acima de 50mm. No Sertão dos Inhamuns, região Norte e Cariri, foram mais cidades com registro de chuva até 50mm. Houve chuva também no Sertão Central, e Litoral Norte.
Enquanto várias regiões comemoram a chegada das chuvas, na Região Jaguaribana as precipitações ainda são escassas. Dos 20 municípios que formam a região, apenas em nove a chuva foi registrada. A máxima foi de 20.1mm na cidade de Pereiro. No início da semana foi registrado chuvas nas cidades de Limoeiro do Norte, onde uma ventania derrubou 600 hectares do cultivo de banana do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi, e em Tabuleiro do Norte e Quixeré. Apesar do tempo nublado, moradores de Russas ainda aguardam a chegada das chuvas da pré-estação.
O funcionário público David Oliveira reclama da escassez de chuva no município e diz que tempo abafado prevalece boa parte do dia. "O tempo fecha e a gente fica na esperança de que finalmente vai chover, mas parece que fica mais quente quando fica nublado. Fico até sem vontade de sair de casa com esse calor. É preciso ter coragem e força de vontade pra enfrentar esse tempo abafado", reclama. Para tentar driblar o calor, ele conta que durante o expediente de trabalho pode contar com o auxílio do ar-condicionado, mas em casa é o ventilador e muita água que ajudam a refrescar diante do calorão. "Por conta disso, a conta de energia vai lá nas alturas", lamenta ele.
O meteorologista Leandro Valente informou que acumulados menos intensos estão sobre a região mais leste do Estado, em especial no Vale do Jaguaribe. Esta região está menos favorável às chuvas durante o fim de semana. "As precipitações devem ser mais significativas na Serra da Ibiapaba, região Sul de Estado, área litorânea e boa parte do Sertão Central", ressalta.
Mesmo com prognóstico apontando que há mais probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média, Valente não descarta a possibilidade de chuvas mais intensas.
"O fato da gente dizer que existe uma probabilidade de que a chuva dos próximos três meses (fevereiro, março e abril) fique abaixo da média, não quer dizer que não vai haver eventos extremos de chuva, inclusive isso também não quer dizer que o principal sistema causador de chuva não vá atuar", ressalta.
Zona de Convergência
Sobre as últimas chuvas da pré-estação, o meteorologista explique que as ocorrências foram provocadas por áreas de instabilidade, que estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical, do Nordeste brasileiro.
"Há uma tendência de que essas chuvas devam continuar durante o fim de semana, principalmente nos períodos entre tarde e noite", afirmou.
No registro da Funceme, as precipitações verificadas ontem ocorreram de forma melhor distribuídas. Entre as cidades da Zona Norte, Sobral registrou chuvas de apenas 2mm, mas foi uma precipitação forte e rápida.
Algumas ruas chegaram a ficar alagadas, mas por pouco tempo. Para o fim de semana, a expectativa é de que chova no fim de semana. Nas cidades da região, próximas ao litoral, Granja foi a que teve melhor chuva, com quase 30mm.
 
Mais informações
Funceme
Avenida Rui Barbosa,1246
Aldeota - Fortaleza
Telefone: (085)3101.1088 www.funceme.br
Fonte: Diário do Nordeste ( Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário