domingo, 2 de junho de 2013

Quadrilha suspeita de fraudar concursos públicos é presa no CE. Sete pessoas foram presas durante realização do concurso do MP-CE. Quadrilha cobrava R$ 30 mil para passar respostas aos candidatos.


Sete pessoas foram presas neste domingo (2), suspeitas de fazer parte de uma quadrilha especializada em fraudar concursos públicos. Um dos alvos da quadrilha era o concurso para Analista e Técnico do MP-CE, realizado neste domingo. A operação para desarticular a quadrilha foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Policia Civil e Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Coin).

Na operação, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal deFortaleza, Roberto Facundo. O crime seria praticado por candidatos inscritos no concurso, que receberiam as respostas das questões da prova, através de um ponto eletrônico. Com alguns acusados, foram apreendidos o material e com o líder da quadrilh, foram encontrados 41 pontos eletrônicos. A quadrilha cobrava R$ 30 mil para os candidatos participantes da fraude.
De acordo com o promotor de Justiça Manoel Epaminondas Vasconcelos Costa, do MP-CE, o concurso não chegou a ser fraudado e, por isso, não será anulado. Dos sete presos neste domingo, apenas um foi fazer a prova. Segundo o promotor, o MP-CE recebeu várias denúncias sobre a ação da quadrilha e, na semana passada conseguiu identificar os suspeitos.
O promotor Manoel Epaminondas disse, ainda, que além do trabalho investigativo para prender a quadrilha, o concurso teve cuidados adicionais: "O edital previa que os candidatos não poderiam ter acesso ao prédio com qualquer equipamento eletrônico. A organização do concurso, a cargo da Fundação Carlos Chagas, também usou detector de metais. Sabemos que isso causou transtornos para os candidatos, mas foi necessário para garantir a lisura do certame já que o Gaeco conhecia a forma de atuação da quadrilha e detinha informações de que ela agiria no início da manhã do concurso", explica.

FONTE: g1. Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário