terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Coreia do Norte confirma teste nuclear


A agência oficial de notícias em Pyongyang confirmou a realização de um teste nuclear mais poderoso do que os anteriores. Membros do Conselho de Segurança da ONU preparam-se para reunião de emergência.
A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira (12/02) que realizou com êxito um terceiro teste nuclear. Segundo a agência oficial de notícias KCNA, foi utilizado um dispositivo em miniatura mais potente do que os testes anteriores.
"Confirmou-se que o teste nuclear foi realizado em alto nível e de forma segura e perfeita, usando um dispositivo nuclear em miniatura, mais leve com maior força explosiva e que não causou danos ao meio ambiente", disse a KCNA.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará uma reunião de emergência nesta terça-feira para discutir a explosäao norte-coreana, disseram fontes diplomáticas.
Segundo diplomatas, Estados Unidos, Coreia do Sul e países europeus queriam que o Conselho de Segurança adotasse uma resolução que impusesse novas sanções a Pyongyoan em caso de um terceiro teste nuclear.
A Coreia do Norte realizou testes com explosões nucleares em 2006 e 2009. A explosão desta terça-feira causou um terremoto de 5,1 graus que sacudiu o país às 11h58 locais.
FF/rtr/afp/dpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário